- Published on
Homelab com CasaOS e Raspberry Pi
- Authors
- Name
- Gustavo Huguenin
Recentemente pude tirar um tempo para configurar meu servidor caseiro com calma e escolhi utilizar o CasaOS para isso. O CasaOS é um software open-source que oferece uma interface gráfica bem intuitiva para realizarmos as configurações do nosso servidor pessoal, o que reduz a necessidade do uso massivo de CLI.
Aplicações via Docker
Uma das maiores vantagens do CasaOS é que esse software é totalmente voltado ao ecossistema do Docker. Ao acessar a AppStore, podemos baixar milhares de serviços, também chamados de Apps, que nada mais são que imagens das suas respectivas aplicações.
Nextcloud
O NextCloud foi um achado para mim no CasaOS. Com ele, pude criar um backup de fotos pessoais disponível para todos aqui em casa, pois conta com aplicativo em Android e IOS e tem uma UI bem amigável também.
Além disso, uso o Nextcloud como Storage para as fotos que utilizo aqui no blog. 😀
Utilizando o Nextcloud como Storage
Anteriormente, eu utilizava o Supabase Storage como solução para enviar imagens sem ter que baixá-las, porém eu cai na armadilha dos serviços "pseudogratuitos". Após um tempo, seu bucket sofre pausas constantes até que você faça o upgrade do seu plano. Consequentemente, seus arquivos estáticos param de carregar.
Sabendo disso eu parti pra seguinte solução:
Para permitir meu serviço de nuvem pessoal se tornar um storage como o S3, precisei de um domínio publico e de um Tunnel da Cloudflare. Seguindo a documentação da Cloudflare fica bem fácil de criar.
Depois de adquirir um domínio e criar um tunnel, bastava vincular o token do console da Cloudflare com o app Cloudflared do CasaOS e realizar o port forwading dos serviços através do tunelamento. Estamos quase lá!
Para finalizar, foi necessário editar o array de trusted_domains no arquivo config.php do Nextcloud adicionando o endereço público que foi configurado anteriormente. Dessa forma, consigo disponibilizar a URL das imagens que armazeno nas minhas pastas. DOCS: HowTo: Add a new trusted domain
Pronto! Basta passar o path '/download' no final da URL para termos as imagens. A URL das imagens fica assim: https://seudominio.publico/s/{id}/download
