- Published on
Meu setup Arch Linux + Hyprland
- Authors
- Name
- Gustavo Huguenin
Introdução
Pois bem, recentemente eu tive a imensa curiosidade de desbravar o ambiente Arch + Hyprland. Isso se deu, principalmente, após eu ver um vídeo no youtube que mostrava o rice do workspace de um camarada
Apesar de ser Mint User há um bom tempo, sentia vontade de baixar o Arch pelo alvoroço que fazem a respeito dele. Percebi que nos fóruns como os do Reddit haviam dois tipos de pessoas: As que dizem que o Arch é "muuuito" difícil e que é coisa de "Linux hipster" e as que adoravam a liberdade de poder personalizar seu workspace dos pés a cabeça.
Mom, my arch linux broke again
Houveram 2 tentativas frustadas de configurar o Arch Linux. As duas primeiras ocorreram por que meu HD e SSD (ambos velhos de guerra), que já tinham um certo tempo de operação, decidiram corromper.
Curiosamente, esses eventos ocorreram após eu realizar toda a configuração primordial pra navegar minimamente no Hyprland. Por duas vezes dormi com um workspace configurado e acordei na tela de boot do Arch. (Comprei um novo SSD e lá vamos nós setar tudo novamente)
O último caso de quase corrompimento foi após eu editar o arquivo mkinitcpio.conf SEM perceber. Como eu fiz isso? Nunca saberei
Também teve um pouco de ingenuidade da minha parte neste último, quando tentei atualizar os pacotes do sistema (sudo pacman -Syu) após essa edição misteriosa, já havia uma mensagem bem clara indicando que tinha algo fora do comum acontecendo, mas eu decidi ignorar
Por fim, tive que inserir o boot usb pra editar o arquivo nano via arch-chroot, e felizmente dessa vez deu tudo certo. Seguimos!
Meu Setup
Minhas configurações são uma compilação de funcionalidades inspiradas em outras. Entretanto, muita coisa eu adequei pra ficar do meu gosto.
Workspace Navigation
A navegação no workspace ficou bem divertida. Integrei esse ícone dos fantasmas do pacman com uma cor pra cada espaço. Aliás, esse ícone foi tirado do NerdFont
Além disso, o módulo do Spotify foi feito através de um script em Python. Com um scroll up, a música é avançada, com um scroll down a música volta e com um clique pausa ou inicia. Bem maneiro!
